Microsoft mostra inicialização superveloz do Windows 8

Um vídeo disponibilizado pela Microsoft mostra a rapidez com que o Windows 8 se inicializa no computador. De acordo com as imagens, do momento de ligar até aquele em que a tela inicial está pronta para o uso, demoram 10 segundos.

Segundo o site Windows 8 Update, a melhoria se dá por causa de um novo sistema híbrido que mistura processos em boots frios e no modo de hibernação.

Será o final da Wikileaks?

Aqui tu faz, aqui tu paga!

Quando Julian Assange e a sua equipe no WikiLeaks enviavam as informações dos vazamentos para a imprensa, era feita toda uma triagem com a remoção dos nomes de alguns dos envolvidos (nomes que poderiam causar danos sérios a alguém, inclusive ameaças de morte).

Para evitar que isso ocorresse, tanto Assange quanto a comunidade envolvida filtravam as informações antes de enviar para a imprensa.

Recentemente, porém, foi descoberto que toda a coleção do WikiLeaks, contendo mais de 250 mil documentos diplomáticos está circulando em um arquivo cru, sem filtros nem análises prévias, e totalmente sem edição. Gerou críticas não apenas do governo dos Estados Unidos, mas também de outros governos e da própria equipe do WikiLeaks.

WikiLeaks é vítima dos próprios vazamentos
WikiLeaks é vítima dos próprios vazamentos

Segundo David Leigh do jornal The Guardian, a relação entre a imprensa e o WikiLeaks era “baseada em um contrato que permitia à imprensa redigir os artigos antes de publicá-los, e que nenhuma informação seria publicada se não passasse por esse processo, a fim de evitar que informações pessoais e que pudessem colocar as pessoas envolvidas em risco fossem publicadas”.

Tanto Assange quanto o WikiLeaks dizem que o culpado por esse vazamento é o The Guardian. Mais especificamente o próprio Leigh, por ter publicado em um livro sobre a organização uma senha que permitia o acesso a todas as informações dos documentos.

Até mesmo o militar acusado de colaborar para o vazamento das informações, atualmente em prisão militar dos Estados Unidos, está (dizem…) desacreditado com a organização.

Mesmo que isso signifique o fim do WikiLeaks, o site já alterou em muito o modo como enxergávamos certos fatos, além de dar visibilidade e derrubar muita gente. Sempre apoiei a organização e vi os benefícios que as suas publicações causaram no mundo.

Vivemos uma época em que “segredos de Estado” que protegem apenas ao interesse do governo (ou a chamada “segurança nacional”) não são mais tão confidenciais assim.

fonte: www.tecnoblog.net

Facebook terá serviço de música online

Por Fernanda Morales

Segundo especulações, o Facebook estaria prestes a lançar seu serviço de música ainda em setembro durante sua conferência de desenvolvedores, a F8.

Facebook poderá lançar serviço de música em setembro
Facebook poderá lançar serviço de música em setembro

De acordo com o Mashable, a conferência que ocorre no dia 22 de setembro será palco para o anúncio do novo serviço que deverá contar com parceiros como Spotify, MOG e Rdio. O serviço permitirá que os usuários escutem música pela página principal do Facebook enquanto desenvolvem outras funções na rede.

Pessoas próximas à empresa afirmaram que o Facebook não planeja hospedar e oferecer música ou qualquer mídia diretamente, os parceiros é que serão responsáveis por disponibilizar o conteúdo. Assim como a empresa já faz com os jogos e aplicativos, ela quer ser apenas uma plataforma para o conteúdo musical.

Segundo o PCMag, o Spotify, o MOG e o Rdio já permitem que seus usuários compartilhem músicas com seus amigos através do Facebook, assim como playlists.

Um porta-voz do Facebook afirmou ao Mashable, que não há nada novo para ser anunciado. E ressaltou que os mais populares serviços de música do mundo estão integrados ao Facebook e que a empresa sempre está em contato com os parceiros buscando novas possibilidades para melhorar o serviço.

Por etechno.com

Well it looks like that Facebook is going to rival iTunes with music service, and Facebook didn’t stop by Project Spartan apps only but also looking to play with Apple.

For the past few months, I have been hearing about Facebook and Spotify getting a lot closer as companies, with a much tighter integration between the two services. However, Facebook’s musical ambitions go beyond Spotify and include other music services and applications. The company is currently working on lining up more partners for the 2011 edition of f8, its annual developer conference, which is most likely to be held in August 2011.

According to the site, Facebook will add a new tab in the left hand column called ‘Music’. This tab will open up your Music Dashboard. On this page you’ll be able to play/pause your music and view whats playing on whatever music service you’ve logged in to with Facebook Connect. You’ll also see a snapshot of all the songs you’ve listened to, along with their ranking and play count, on each specific music service.

 

Apple contrata hacker que desbloqueava iPhones e iPads

A máxima “se não consegues vencê-los, junta-te a eles” muitas vezes seguida pelas grandes empresas de informática, foi agora levada a sério pela Apple.

A empresa de Steve Jobs acabou de contratar Comex, o jovem que “desbloqueou” iPhones e iPads.

 
 
Apple contrata hacker que desbloqueava iPhones e iPads
 
 

Comex é Nicholas Alleg, um estudante nova-iorquino de 19 anos a frequentar a Brown University, que desenvolveu a famosa Jailbreak Me, um software que possibilita instalar aplicações não autorizadas no iPhone ou iPad, que não apenas as “apps” (aplicações) disponibilizadas na loja da Apple, a App Store.

Foi o próprio Comex que anunciou, através da sua conta no Twitter, que em Setembro começará a colaborar com a Apple. “Sinto-me inútil porque não tenho feito nada neste mês e meio. Tem sido realmente divertido, mas estou a ficar aborrecido, portanto, dentro de duas semanas estarei a estagiar na Apple”, escreveu.

Embora a contratação não tenha sido ainda confirmada pela Apple, já se tornou notícia em várias publicações da imprensa especializada.

Comex, cuja identidade foi descoberta há algumas semanas por um jornalista da revista económica “Forbes”, é também responsável pelo software Frash, que permite visualizar ficheiros em “flash” no iPhone. Não foi, no entanto, o único hacker que desenvolveu software para “desbloquear” “apps”: o Dev Team colocou online a ferramenta “Redsnow”.

Fonte: www.jn.pt

Facebook está aumentando o tamanho das fotos

Facebook aumenta o tamanho das fotos compartilhadas na rede social
Facebook aumenta o tamanho das fotos compartilhadas na rede social

O Facebook anunciou por meio de seu blog oficial que está aumentando o tamanho das fotos que os usuários publicam em sua rede social tanto para o compartilhamento quanto para a visualização. As imagens que eram exibidas com 720 pixels agora serão de 960 pixels. Além do tamanhomaior, o upload ficou mais rápido. O blog do FB afirma que a novidade deve chegar aos usuários aos poucos já a partir desta semana.

A rede social afirma que são 250 mihões de imagens publicadas diariamente e que publicar e visualizar fotos é a atividade mais realizada no Facebook. O site avisa que as fotos já publicadas pelos usuários serão ajustadas automaticamente para o novo tamanho.

O visualizador de imagens também mudou por conta de pedidos dos usuários. O fundo preto foi substituído por uma área branca que, segundo o Facebook, permite ver as fotos com mais clareza e foco.

Banda larga para todos!

Brasileiros terão plano de internet 1Mbps por R$ 29,90!

A operadora de telefonia móvel Claro anunciou que também fará parte do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). A empresa irá fornecer um plano popular de internet com velocidade de 1 Mbps (Megabit por segundo) pelo valor de R$ 29,90, já com impostos inclusos.

De acordo com a Agência Brasil, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, afirmou em reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na última quarta-feira (24), que o serviço estará disponível pelo mesmo preço em todas as cidades onde a empresa está presente.

Para acessar o plano, o consumidor deverá adquirir um modem, que terá custo separado da mensalidade. Segundo o presidente da empresa, atualmente a Claro atende 515 municípios com internet 3G e a expectativa é de 1017 cidades até o fim do ano.

A assessoria de imprensa da empresa não soube informar o valor do modem e nem quando, exatamente, o serviço será disponibilizado.

Outros planos
Outra operadora de telefonia móvel que também aderiu ao Plano foi a TIM, que passa a fornecer o plano popular a partir de setembro. O acesso também será para velocidade de 1 Mbps, por R$ 35 mensais.

As primeiras cidades a receberem o plano serão Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito Federal, além de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás.

fonte: defatoonline.com.br

5 dicas para usar a galeria de imagens do Twitter ao seu favor

Exibir fotos de produtos e ações corporativas pode ser o começo de um sólido processo de engajamento de consumidores em torno de sua marca.
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Desde segunda-feira (22/8) o Twitter vem exibindo na forma de galeria as imagens carregadas pelo usuário. Isso pode facilmente se tornar mais que um recurso engraçadinho para ter grandes implicações no modo como as empresas se relacionam com clientes e consumidores.

Sua empresa tuíta imagens? Se não, é hora de começar. Para isso, você pode usar qualquer app de imagem feito por terceiros. Quando o Twitter lançar seu próprio serviço, ele irá agregar e exibir tudo que já tiver sido compartilhado.

É novato na prática? Então conheça algumas dicas valiosas sobre como compartilhar imagens pelo Twitter.

1:: Não faça spam.

Capturar uma imagem de cada produto que sua empresa oferece e empurrá-la goela abaixo a seus seguidores é uma boa fórmula para deixar de ser seguido. (Felizmente, você pode apagar as imagens arquivadas nas novas galerias.)

2:: Divulgue fotos de alta qualidade.

Isso não quer dizer que vá precisar de fotos de alta resolução (as fotos tiradas com smartphones já são boas), mas procure compartilhar apenas as imagens que você sentiria orgulho de mostrar a qualquer um – afinal, elas estarão agora arquivadas em seu perfil.

3:: Responda.

Muitos empresários têm pouco tempo para dedicar a redes sociais. Com isso, há uma tendência de compartilhar, mas não de responder. É uma oportunidade perdida. Mesmo para donos de negócio com pouco tempo disponível, responder a dúvidas ou preocupações é um jeito poderoso de fortalecer os relacionamentos existentes e alargar sua influência. Tirar uma foto para responder a preocupações ou responder a questões sobre seus produtos vai demonstrar que você está disposto a um esforço extra de engajamento. E agora esse esforço extra estará arquivado para que todos o vejam.

4:: Envolva todo mundo.

Sejamos francos, podemos ficar o dia todo no Twitter sem nos dar conta. Alivie sua carga definindo políticas claras para divulgação de imagens e outras mensagens e deixe que os funcionários tirem fotos e as compartilhem em nome da empresa. Mas permaneça envolvido e certifique-se de que as imagens que saem de sua conta no Twitter estão alinhadas com os valores da empresa.

5:: Mantenha o diálogo usando suas imagens.

Está projetando um novo sapato? Tire uma foto do protótipo e provoque sua comunidade para que contribua com opiniões. Leve os comentários a sério – eles provavelmente virão dos primeiros a comprar seu produto. Isso também poderá criar uma narrativa visual atraente por meio das novas galerias de imagem do Twitter. Assim, por exemplo, os usuários poderão ver o sapato desde o esboço até o produto final.

A nova galeria de imagens do Twitter não deve ser confundida como um add-on qualquer. Ela tem o potencial de mudar radicalmente a forma como a plataforma é usada, tanto por consumidores como por empresas. Afinal de contas, uma imagem vale mais que mil palavras – e ela não entra em nenhuma contagem de caracteres.

(Ilie Mitaru)
Fonte: idgnow.uol.com.br

Encontro na Câmara vai debater censura em internet

As ameaças de censura nas redes sociais da internet e à liberdade de expressão comercial. Essas são duas das discussões pautadas para os debates da 6.ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, promovida pelo Instituto Palavra Aberta e a Câmara dos Deputados, marcado para esta terça-feira. A discussão sobre a liberdade na internet é uma novidade nos debates da conferência.

O uso da internet para organizar e promover manifestações sociais e a reação dos governos a essa ferramenta impôs a discussão sobre a liberdade nas redes sociais. Patrícia Blanco, presidente executiva do Palavra Aberta, que participará da abertura da conferência, diz que o assunto ganhou relevância a partir das mobilizações registradas na Primavera Árabe, principalmente no Egito e na Líbia, e, há algumas semanas, em Londres, onde os manifestantes combinaram por meio das redes sociais uma série de saques e depredações.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, está discutindo a possibilidade de o governo intervir em alguns serviços de internet, bloqueando a comunicação. “Essa medida nada mais é que uma censura e pode gerar uma crise. Temos muito que discutir sobre como fazer com que a liberdade nas redes sociais não vá para o lado negativo e que não haja nenhum risco para restringir o direito”, disse Patrícia em depoimento ao site do instituto.

Censura. A censura judicial imposta ao Estado estará mais uma vez em debate, assim como as ameaças de mais de 200 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que tentam restringir de alguma forma a liberdade de expressão. “As propostas, em sua maioria, focam na liberdade de expressão comercial, que trata do direito das empresas de anunciar seus produtos. O consumidor pode e deve ter acesso a informações e não cabe aos parlamentares regulamentar a atividade”, diz Patrícia Blanco.

Além da presidente do Palavra Aberta, participam da abertura do evento o presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS), a ministra Helena Chagas (Comunicação Social) e José Roberto Whitaker Penteado, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Painéis.Os dois painéis, com palestrantes e debatedores, são “Avanços e Desafios na Liberdade de Expressão no Brasil” e “Desafios da Liberdade de Expressão na Era da Internet”. Os painéis terão como palestrantes e debatedores o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour; os colunistas do Estado Eugênio Bucci e Fernando Gabeira; o jornalista do caderno Link, Alexandre Matias; os deputados federais Manuela D’Ávila (PC do B-RS) e Eduardo Gomes (PSDB-TO); além de Fernando Rodrigues, jornalista da Folha de S. Paulo, a mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) Taís Gasparian e o professor da ESPM Emmanuel Publio Dias.

fonte: www.estadao.com.br

O Facebook é uma ameaça à supremacia do Orkut no Brasil?

Especialistas analisam se rede social comandada por Mark Zuckerberg pode crescer a ponto de ser mais popular que o site do Google.

De um lado, a rede social mais popular do Brasil, com nenhum adversário que ofereça real perigo à penetração de 75% na base de internautas brasileiros. Do outro, a maior rede social do planeta, contabilizando mais de 250 milhões de usuários, o que o credenciaria como quarto país mais popular do planeta.

O mercado brasileiro deverá ver nos próximos meses uma tensão crescente entre o Orkut, aparentemente imbatível em terras nacionais, e o Facebook, responsável por desbancar o então dominante MySpace e se tornar a rede social mais popular do mundo.

A prova está não apenas no concurso de desenvolvimento anunciado pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em visita ao Brasil, mas também nos números de acesso no País revelados pelo precoce empreendedor: 1,3 milhão de brasileiros já têm contas na rede social.

O IDG Now! ouviu pesquisadores e especialistas do mercado brasileiro de internet para esclarecer se o Facebook representará uma ameaça real à supremacia do Orkut no Brasil ou se engrossará a lista de competidores que tentaram, mas não fizeram cócegas ao site do Google.

“O Facebook é um ameaça, mas não tão real como foi para redes em outros países. Até 2008, conversávamos sobre redes sociais e não víamos nenhuma ameaça, seja pelo Orkut estar bem posicionado, seja pela faltar de serviços em português”, explica o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

As duas barreiras não são problemas para o Facebook, que tem uma distribuição heterogênea em mercados internacionais (70% dos seus perfis estão fora dos Estados Unidos) e uma versão em português lançada em dezembro de 2008 após tradução apoiada pela comunidade.

A esmagadora vantagem do Orkut
Para pensar em ultrapassar o Orkut no Brasil, o Facebook terá que tirar uma ampla vantagem da rede social do Google, que, mesmo com sua alta penetração entre os brasileiros, continua a aumentar – em julho de 2009, 75% da base brasileira de internautas acessou a rede social, contra 70% de um ano antes, desempenho alimentado principalmente pela entrada de adultos (pais de adolescentes, na maioria). Isso significa que 27,3 milhões de brasileiros navegaram pela rede social no período.

A penetração crescente para um site que tem uma base tão grande é um dado importante, segundo Calazans. “Isso mostra que (o Orkut) ainda não bateu no teto. Enquanto isso, o Facebook começa a crescer. Lentamente, mas está crescendo”, explica Calazans. Ao contrário de outros rivais, como o Badoo e o Sonique, a curva de crescimento do Facebook é sustentável, contando com faixas etárias variadas.

Segundo o Ibope Nielsen Online, o uso do Facebook no Brasil é ainda maior que os dados divulgados pela rede social: em um ano, a audiência doméstica quadruplicou, saltando de 500 mil para 2,1 milhões de usuários. Se contarmos o acesso corporativo, o Facebook já tem 4,2 milhões de brasileiros inscritos.

Discurso semelhante ao de Calazans adota a pesquisadora da Universidade Católica de Pelotas, Raquel Recuero. Ela acredita que o Facebook, por ser “consistentemente mais inovador que o Orkut”, tem crescido de modo consistente e pode vir a ameaçar a rede do Google no futuro.

Recuero atrela uma eventual vitória do Facebook sobre o Orkut no Brasil a um cenário em que o primeiro mantenha sua estratégia de oferecer recursos inovadores e com grande apelo ao internautas brasileiro, como testes, jogos e presentes, e o segundo não se movimente para oferecer novidades ais usuários. A universalidade do Facebook e sua maior preocupação com a privacidade dos internautas podem pesar também contra o Orkut, aponta ela em seu blog.

Caso o cenário se mantenha, a grande barreira para adoção em massa do Facebook está na interface, considerada por ela “pouco atrativa e confusa, especialmente se comparada com a do Orkut”. Recuero tem estofo para falar sobre os motivos que levaram à adoção em massa do Orkut: a pesquisadora comandou uma equipe contratada pelo Google em 2005 para apontar que a interface simplificada e o timing no lançamento estão entre as razões do sucesso da rede social no Brasil.

O Google Brasil, porém, parece não querer parar e ver o rival crescer. Fontes do mercado ouvidas pelo IDG Now! afirmam que o escritório mineiro do buscador trabalha em uma reformulação visual do Orkut , trabalho que deve estar pronto em outubro. O projeto está sob a batuta do diretor de produtos da empresa para América Latina, Victor Ribeiro. Oficialmente, o Google Brasil não comenta a possível reformulação.

A natureza generalista, somada à sua universalidade, levaram o Facebook a bater tanto redes especializadas, como o MySpace, centralizado em música, como serviços regionais de sucesso, como o Bebo, no Reino Unido. Agora, a rede criada por Zuckerberg enfrenta um adversário “bem cimentado”, nas palavras de Calazans, com penetração entre usuários nacionais e tempo mensal gasto não visto em nenhum outro mercado do mundo.

Problemas com a Classe C?
Demograficamente, o perfil médio do brasileiro no Facebook conta com um usuário jovem com maior escolaridade (universitários ou em pós-graduação, segundo o Ibope). A adoção do Facebook Connect por portais nacionais – além do Terra, anunciado durante a visita de Zuckerberg, Globo.com e iG já integraram o sistema em seus conteúdos – pode levar a rede social para uma camada mais popular de internautas.

É aí que o Facebook encontra seu principal impedimento no Brasil, segundo o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Luli Radfahrer. “O Facebook não tem nenhum argumento sério que convença a classe C a mudar do Orkut para ele. O crescimento (do Facebook) não se deve à migração de base, mas ao uso das classes A e B. Esses usuários começaram a usar Orkut, viram a audiência crescer e depois perderam. Agora, demonstram interesse pelo Facebook”.

Para ele, as vantagens de usar o Facebook não superam as do Orkut, pelo menos do ponto de vista do usuário mais simples. “Não precisa ser classe C, pode ser das camadas A ou B com pouca alfabetização digital, pessoas mais velhas ou aqueles que entram no Orkut por causa de familiares ou amigos de escola”, explica. A migração continuará restrita a “nerds, geeks, antenados, fashionistas e usuários de iPhone”.

O alto índice de uso do Facebook entre esses públicos, no sentido contrário, é o que fará com que o Facebook bata o Orkut no Brasil, defende o presidente da agência Garage Interactive, Max Petrucci, que arrisca até um prazo: três anos. A adoção do Facebook no Brasil lembra muito a do comunicador MSN Messenger, compara ele, que aposta no poder de influência dos entusiastas e na maior seletividade da rede social como forma do Facebook atingir as massas.

A comparação de Petrucci ecoa a teoria de Recuero e Calazans sobre uma eventual migração do brasileiro do Orkut para o Facebook: contas serão criadas no segundo e ambas as redes poderão ser usadas simultaneamente. Caso haja uma migração em massa e ferramentas que justifiquem, a conta do Orkut pode perder lugar para a do Facebook, caracterizando uma migração gradual.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/31/o-facebook-e-uma-ameaca-a-supremacia-do-orkut-no-brasil/