Atleta mirim do skate JHSK8, representando o skate potiguar

João Henrique ficou terceiro no campeonato interestadual King of Skate Nordeste, representando o skate potiguar.

A comunidade de skatistas do Rio Grande do Norte está vendo surgir um novo atleta, João Henrique, um garoto de 10 anos de idade que, com apenas 8 meses andando de skate, já conquistou seu primeiro pódio num campeonato interestadual, o King of Skate Nordeste, celebrado em Recife/PE no dia 20/03/2022.

Participantes do King of Skate mirim 2022
Participantes do King of Skate mirim 2022

João Henrique ganhou seu primeiro skate no seu aniversário de 10 anos e foi amor à primeira vista. Antes de ser apresentado ao novo esporte, ele gostava de jogar bola e andar de bike, esportes que largou para começar a frequentar a pista de skate da praça do disco voador.

Seu primeiro skate foi o tão falado skate da Decathlon, muito criticado pelos skatistas pela sua péssima qualidade. João Henrique, não achou problemas em começar a mandar manobras. Desde então foi melhorando, destacando-se cada vez mais entre os garotos pela rapidez da sua evolução e facilidade em “mandar manobras”.

Após 4 meses andando de skate participou do seu primeiro campeonato em Natal, o projeto Skate Salva. O projeto social Skate Salva foi fundado para levantar o skate, promover a prática de esportes e a formação de atletas, especialmente nas comunidades mais carentes de Parnamirim. João Henrique classificou-se em terceiro lugar e chamou a atenção de um dos juízes: Ilzeli Confessor, lenda do skate nacional e promotor da escola de skate em Natal que leva seu nome.

Projeto social Skate Salva
Projeto social Skate Salva

Ilzeli viu o potencial de João Henrique, e após ser procurado pelo avô dele, decidiu apoiar a carreira do atleta mirim. 

Evolução constante

Segundo seu treinador Ilzeli, “A evolução de João Henrique é muito rápida. Ele escuta todos meus conselhos e executa com facilidade novas manobras”.

Embora João Henrique treine todo dia, ainda é um garoto em início de carreira e seu avô Joan acha que o mais importante é se divertir. Apesar do potencial, o avô do menino acredita que ainda é muito cedo para se falar em participar da seletiva da Caixa. “João Henrique só tem 8 meses andando de skate. Tem pouca base e muitas carências derivadas de falta de experiência. Agora o importante é ele se divertir”.

Andar de Skate e desenhar

Filho de Júlia Costa (@juliacosta_tattoo), desenhar está no sangue e nos genes de João Henrique. A outra paixão do jovem atleta potiguar é desenhar. Para a comunidade de skate o “style” é muito importante. Com ajuda de seu avô, João Henrique criou sua própria marca JHSK8 e planeja usar ela para promover sua carreira de atleta. Como parte da sua formação como professional do skate, tem feito seus primeiros vídeos num computador doado pelo seu tio Davi, o “txitxio surfista”, que foi morar em Barcelona. JHSK8_BR pretende ter conhecimento de todos os elementos relacionados a divulgação da sua marca e a sua promoção como atleta. 

“Hoje as redes sociais são muito importantes para um atleta conseguir patrocínios. As grandes marcas procuram atletas com milhares de seguidores e potenciais clientes. Você pode não participar de competições e mesmo assim conseguir o patrocínio de uma grande marca pelo número de seguidores” comenta sua mãe Júlia Costa, que tem mais de 5000 seguidores no Instagram. 

JHSK8_BR – Canal no Youtube

Após a participação no projeto Skate Salva, João Henrique começou a pensar na possibilidade de criar um canal no youtube. Sua mãe emprestou a câmera do estúdio de tatuagem e quando surgiu a oportunidade de participar no King of Skate Nordeste, lançou seu canal no youtube:  JHSK8_BR

O último vídeo do canal conta a viagem a Recife para participar do campeonato King of Skate Nordeste, no que ficou terceiro.

Inscreva-se no canal

Aluno da Escola de Skate Ilzeli Confessor

Todas as quartas, quintas e sextas a Escola de Skate Ilzeli Confessor doutrina aulas de skate na praça Henrique Carloni, também conhecida como a praça do disco voador. Mesmo tendo ultrapassado com cresces o nível de seus companheiros, João Henrique não perde uma aula, e adora ajudar os meninos mais novos (e mais velhos) ensinando manobras e vendo a evolução deles.
Aos sábados, na mini rampa da Lacerda, João Henrique treina novas manobras de transição com Ilzeli,  aperfeiçoando seu nível em todas as modalidades do skate.

Seu primeiro drop na rampa foi de casualidade. Procurando uma loja de skate na Av. Maria Lacerda achou a mini-ramp, pediu para seu avô parar o carro e sem pensar 2 vezes (e nem proteções) dropou a rampa mais temida por todos os iniciantes de Natal.

Após aquela dropada foi só colocar proteções e se divertir!

Terceiro classificado no King of Skate Nordeste 2022

A pandemia do Covid19 tem prejudicado muito a organização de campeonatos no estado do Rio Grande do Norte. O último campeonato organizado pela Natal Hardcore Skate foi cancelado após o surgimento da nova variante ômicron. Quando apareceu a oportunidade de competir em Recife, seu treinador Ilzeli mexeu os pauzinhos para conseguir uma vaga.

Mesmo com só 8 meses andando de skate, João Henrique representou com dignidade o skate potiguar conseguindo um terceiro lugar, ficando na frente de feras como Kaike Marcos, Gustavo Dantas (8 anos) de Alagoas, Samuel Ricardo de Lima (10 anos) de Pernambuco, é só por trás da campeã brasileira de street infantil 2019, Mayte Skate, e de Wrick Santhiago, vice campeão cearense de skate 2021.

João Henrique ficou terceiro no campeonato interestadual King of Skate Nordeste
João Henrique ficou terceiro no campeonato interestadual King of Skate Nordeste

Apoios e patrocínios

O apoio da escola de skate Ilzeli Confessor tem sido fundamental para a evolução do jovem atleta mirim. Ilzeli tem ajudado muito com seu treinamento e o fato de ser um atleta treinado e recomendado por Ilzeli Confessor abre as portas a muitos campeonatos.

A Mundial Rent a Car locadora de veículos em Natal, tem patrocinado a primeira viagem a Recife, cedendo um Fiat Doblô para os deslocamentos da equipe. Após o skate entrar nas olimpíadas, é cada vez mais frequente ver empresas dos mais diferentes setores, patrocinando os jovens atletas skatistas. O ganhador do último campeonato, Wrick Santhiago é patrocinado por uma famosa dedetizadora de Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *