Adobe dá razão a Steve Jobs e acaba com Flash mobile

Adobe dá razão a Steve Jobs
Adobe dá razão a Steve Jobs

Em um passo surpreendente, a Adobe anunciou que não irá mais trabalhar com a plataforma Flash para dispositivos móveis. A partir de agora, o foco será o desenvolvimento de aplicações compatíveis com HTML5.

Steve Jobs, então, estava certo ao abolir o Flash de todos os seus gadgets móveis: iPod, iPhone e iPad. Em abril de 2010, o então chefe da Apple decidiu trabalhar apenas com a tecnologia HTML5 dizendo que o “Flash foi criado durante a era do PC – para PCs e mouses”.

Na época, Jobs opinou que, embora o sistema operacional dos produtos Apple seja fechado, os padrões pertencentes à web deveriam ser abertos – o que não é o caso do Flash, tecnologia pertencente à Adobe. Por isso, a empresa adotou HTML5, CSS e JavaScript.

Ao dar razão à Apple, a Adobe reconheceu que o HTML5 hoje é compatível universalmente com os grandes dispositivos móveis. “Em alguns casos, exclusivamente”, escreveu, em referência clara à Apple, Danny Winokur, VP geral de desenvolvimento interativo da Adobe.

“Estamos empolgados sobre isso e vamos continuar nosso trabalho com players importantes na comunidade HTML, incluindo Google, Apple, Microsoft e RIM, para impulsionar a inovação do HTML5 para que eles possam avançar em seus navegadores móveis”, afirmou Winokur, pelo blog da empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *